A história da paróquia São Bento está diretamente relacionada com as histórias das famílias da região, atualmente conhecida como o Bairro Olímpico, pois formaram uma comunidade, antes mesmo de existir uma paróquia, e esta representa uma vitória para todos. No ano de 1960, quarenta e duas famílias se reúnem em prol da construção da Associação Assistencial Católica São Bento, que assistiria principalmente jovens e crianças, e isto é concretizado no dia 08 de dezembro de 1963.

Em 1962, a primeira missa campal é celebrada pelo Pe. Lúcio G. Lopes, que inspira ainda mais os fiéis a construírem uma paróquia. Estas famílias se propuseram a contribuir financeiramente, algumas chegaram a empenhar a suas casas para ver este projeto a ser realizado.

dom marcos jorgeDom Jorge Marcos de Oliveira
E no dia 15 de Fevereiro de 1966 o sonho começa a se tornar realidade, pois é criada a Paróquia São Bento pelo o primeiro bispo de Santo André, Dom Jorge Marcos de Oliveira. A escolha do padroeiro São Bento foi fruto da história da própria cidade, São Caetano do Sul, que teve a presença dos monges beneditinos na sua constituição, pois era uma fazenda, nomeada Santo Antonio di Thiene, de grande importância financeira e estratégica nas relações comerciais da colônia portuguesa.

Ressaltando que São Caetano do Sul, na data de 1960, a cidade comemorava o 12º aniversário de sua emancipação. O espírito de liberdade embargava a população, que inicia uma história de construção e progresso.
Setecentos e oito famílias participam do 1º Censo Paroquial (Setembro de 1972), que se prontificam a ajudar no plano de construção, o que de fato acontece, em 1977. Inúmeros padres e vigários lutaram com as famílias para a construção da paróquia, não caberia apenas citá-los e por isso, é necessária uma pesquisa a contento.

foto paroquiaConstrução do Campanário, com mais de 17 metros de altura
No dia 05 de Maio de 2005 é inaugurada a praça Dom Jorge Marcos de Oliveira e o Campanário de São Bento – que foram outras conquistas da comunidade – que foi presidida pelo Pe. Roberto Alves.
E visando sempre a melhoria da paróquia, uma nova secretaria paroquial é construída e inaugurada no dia 13 de Maio de 2007.

E no final de 2012, Padre Claudio inicia um novo projeto de memória e história da paróquia São Bento, que terá como objetivo a preservação desta história tão peculiar quanto vitoriosa.