Uma das tradições mais comuns da celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) é a produção dos tapetes pelos fiéis católicos; tradição trazida pelos portugueses em 1500, mas que pode ser vista ao longo da história, como por exemplo, quando Jesus entrou em Jerusalém, próximo ao dia da sua paixão, as pessoas estenderam tapetes com ninhos de ramos para ele passar.
Os fiéis reproduzem imagens com desenhos que remetem à tradição cristã com materiais como sal, serragem, borra de café, farinha, cascas de ovo, areia, folhas, entre outros, formando uma via onde o Corpo de Cristo irá passar durante a procissão.
A passagem pelo tapete tem um significado especial; é a única vez em que a Eucaristia sai da igreja. É uma manifestação de adoração a Cristo e a certeza de sua presença.
A festividade de Corpus Christi, que esse ano será celebrada no dia 16 de junho, surgiu na Idade Média e é realizada em três momentos: primeiramente a missa, seguida da procissão através do tapete e por último a adoração ao Santíssimo Sacramento.
Mariana Custodio Konowalenko – Pascom São Bento
Artigo publicado no jornal Caminhando Junho de 2022. Confira aqui.