Estimados irmãos e irmãs, antes de mais nada gostaria de abrir meu coração e braços para externar minha alegria no Senhor por estar aqui com vocês. Estou contente por acolhê-los neste veículo de comunicação paroquial, assim desde já, ofereço a vossa família meus fervorosos melhores votos. Que nesta nova caminhada o Senhor do tempo e da história guie os nossos passos no caminho do bem e conceda a todos, abundância de graça e prosperidade. Ainda circundados pela luz do Santo Natal, que nos convida à alegria pela vinda do menino Deus.
Meus queridos (as) filhos (as), o Natal do Senhor Jesus continua a fascinar-nos ainda hoje, mais que que qualquer outra festa; fascina porque o nascimento do menino Jesus ascende em nos sonhos, aspirações, e esperanças guardadas no fundo do nosso coração. Seu poder, traz a novidade de Deus, veio para nos dar vida em plenitude, as luzes das decorações natalinas podem tornar-se, acima de tudo, um reflexo da Luz que se acendeu com a encarnação de Deus.
Portanto, vamos juntos como comunidade viver as celebrações litúrgicas da nossa paróquia, vamos viver o ano da misericórdia com fé esperança de que Deus nos ama e caminha conosco todos os dias. A propósito do Natal, o santo João Paulo II nos falava sobre o menino Jesus: “Sois o nosso amor, sois o nosso futuro! Nós queremos transmitir-vos tudo aquilo de melhor que possuímos. Queremos transmitir-vos um mundo melhor e mais justo: o mundo da humana fraternidade e da paz. Queremos transmitir-vos o fruto do trabalho de todas as gerações e a herança de todas as culturas. Queremos transmitir-vos, sobretudo, aquela suprema herança, aquele Dom inexaurível, que nos trouxe, a nós homens, o Menino nascido em Belém! Vinde todos a Ele! Sim, todas as crianças da inteira família humana!“
Acredito que na liturgia deste tempo santo, os mistérios se fazem atuais e tornam se eficazes para cada paroquiano desta comunidade que desejar abrir seu coração. Pois, “Tudo aquilo que o Filho de Deus fez e ensinou para reconciliar o mundo, não o conhecemos através de narrações feitas no passado, mas estamos sob o efeito do dinamismo de tais ações presentes” – São Leão Magno.
Desta maneira, vamos viver não somente este Tempo natalício com intensidade, mas todos os tempos com abertura ao novo no coração. Conto com o apoio e carinho de toda comunidade para que juntos como Igreja possamos fazer uma bela caminhada de fé, porque, somos chamados a ir ao altar do Sacrifício, onde Cristo, o Pão vivo descido do céu, se oferece a nós como verdadeiro alimento para a vida eterna. E isso que iremos ver com os nossos olhos, na mesa da Palavra e do pão da Vida, é isso que contemplamos, é isso que nossas mãos tocaram, ou seja, o Verbo feito carne, anunciaremos com toda alegria ao mundo generosamente com toda a história e vida desta comunidade em seu ano Jubilar.
Assim, renovo, de coração, a todos vós e aos seus uma benção especial e um desejo de boas festividades neste ano jubilar.
Fraternalmente,
Pe. Alexandre Costa